quinta-feira, 14 de março de 2013

A oração de Jesus não respondida e o abandono total!

Estava meditando sobre a passagem onde Jesus estava no Getsêmani. Este jardim é situado no pé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém. É também chamado também de "Lugar da prensa".
Ali Jesus passou os seus últimos minutos e posso afirmar que foram um dos piores momentos de sua vida!

Jesus orava em angústia!  
"E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito."Mateus 26:37 
Em profunda tristeza! Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. Mateus 26:38
Sem querer estar ali! 
Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mateus 26:39
Com se não bastasse, Jesus suou sangue!
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. Lucas 22:44

Uma pausa! Este fenômeno chama-se:

 "
Hematidrose! É um fenômeno raríssimo, apenas uma fraqueza física excepcional onde o corpo inteiro dói, acompanhada de um abatimento moral violento causada por uma profunda emoção, por um grande medo. Apenas um ato destes pode causar o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor anexa-se ao sangue formando a hematidrose.A hematidrose pode ser mas entendida com uma transpiração de sangue acompanhada de suor."   http://pt.wikipedia.org/wiki/Hematidrose

Mas voltemos a Palavra!


Já imaginou o que Jesus estava sentindo?
Tenho certeza que nós não podemos imaginar o sofrimento de Jesus!


A Terra nunca fez um pedido tão urgente como este, e o céu nunca fez um silêncio tão grande como resposta!
Jesus foi desamparado, seus discípulos dormiam, a hora sombria havia chegado e o poder das trevas.
 Lc 22:53

Já imaginou passar pelo que Jesus passou?
O próprio Deus encarnado não teve sua oração respondida, foi abandonado por tudo e por todos!


Onde estavam toda aquela multidão que Jesus curara?
Ele foi traído por um dos seus, Judas chagara com uma multidão e esta multidão trazia consigo espadas e porretes.
E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus... Mateus 26:47

Jesus enfrentou não só uma oração não respondida, mas uma punhalada pelas costas: uma traição!


Mateus diz que uma multidão veio prender Jesus, mas João é ainda mais específico quando utiliza a palavra "coorte". 
Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas. João 18:3

Esta palavra no grego chama-se "speira" que significa um grupo de soldados. No mínimo esta palavra representa um grupo de 600 soldados podendo descrever 1800 soldados.

Podemos imaginar algumas centenas de soldados invadindo o jardim como um rio, para prender Jesus, como se ele fosse o pior bandido da história!
Pense que além deles havia os principais sacerdotes e os fariseus como acabamos de ler em João 18:3
Podemos ainda acrescentar os curiosos! Uma mar de gente presenciando a prisão do filho de Deus.

Quem ousaria fazer alguma coisa? Quem salvaria o mestre?
Não vou desenvolver este assunto, mas quero lembrar que um homem que muitas pessoas desprezam, chamado Pedro (negou Jesus três vezes), sacou uma espada e cortou a orelha do soldado Malco! Num ato de desespero ele o fez, mas Jesus advertiu que guardasse a espada caso contrário morreria.

Embora ele tenha tido esta reação de heroísmo, a Bíblia declara que todos os seus discípulos fugiram.   
Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram. Mateus 26:56Pouco tempo antes ..... Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmoMateus 26:35
 
Todos disseram o mesmo!
Todos prometeram dar a vida por Jesus, mas quando se viram cercados por centenas de soldados se acovardaram e fugiram.

Jesus o filho de Deus não teve a sua oração respondida, foi abandonado por tudo e por todos e nós ainda temos a coragem de reclamar de alguma coisa?

Que nossas orações não são atendidas, que fomos desamparados, que nos traíram, que estamos angustiados, tristes, ou passando por sofrimento físico!


Nosso sofrimento não é nada comparado ao que Jesus passou.
Deus não nos promete uma vida sem lutas.
O apóstolo Paulo mesmo diz: 
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37
O apóstolo Paulo não diz: " longe destas coisas" ou " sem estas coisas", mas ele diz:
"Em todas estas coisas!"
Não evitamos os problemas, mas precisamos mudar a maneira de encarar as dificuldades!
Se Jesus passou por tudo isso, não pense que sua vida será um mar de rosas, saiba porém que este mesmo Jesus estará contigo!
Graça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário