quarta-feira, 6 de julho de 2016

De cara limpa!


Hoje gostaria de compartilhar com vocês algo que aprendi lendo o livro “O Líder que Brilha”, de David Kornfield. Na verdade, um profundo ensinamento que me fez abrir os olhos para um grande perigo que todo líder corre, e porque não dizer, todo  cristão.

A nossa sociedade busca excessivamente por uma imagem perfeita. No facebook tudo é lindo. As pessoas só postam a “cereja do bolo” e não é muito difícil encontrar no celular programas que editam imagens.
Tudo por uma foto ou imagem perfeita!

Este é o grande problema. Não estamos acostumados a nos apresentarmos de “cara limpa”, mas embora seja quase que o “mal do século”,  essa busca pela aceitação e a falta de transparência é um problema antigo.

Minha mente se abriu para este perigo quando David Kornfield citau o apóstolo Paulo destacando e condenando um comportamento específico de Moisés!

Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. 2 Coríntios 3:18


Eu sempre ouvi e inclusive cheguei a dizer, que Moisés punha um véu sobre seu rosto porque seu rosto brilhava, mas ao ler estas palavras do apóstolo Paulo, pude perceber que acontecia justamente o contrário. Moisés colocava um véu sobre seu rosto porque este estava deixando de brilhar.

Veja o texto!
“Quando desceu Moisés do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho, sim, quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele. Olhando Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que resplandecia a pele do seu rosto; e temeram chegar-se a ele. Então, Moisés os chamou; Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele, e Moisés lhes falou. Depois, vieram também todos os filhos de Israel, aos quais ordenou ele tudo o que o Senhor lhe falara no monte Sinai. Tendo Moisés acabado de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto. Porém, vindo Moisés perante o Senhor para falar-lhe, removia o véu até sair; e, saindo, dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado. Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, viam que a pele do seu rosto resplandecia; porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até entrar a falar com ele.” (Êxodo 34.29-35)

Perceba que embora as pessoas tenham ficado com medo ao ver o rosto de Moisés brilhando, a Bíblia nos revela que ele lhes falou de cara limpa, sem véu algum. Moisés colocou o véu somente depois de falar aos israelitas. Ele fez isto não só na primeira vez que seu rosto resplandeceu, mas toda vez que ele saía da presença do Senhor este comportamento se repetia.

(Moisés Falava com os Israelitas - os Israelitas viam seu rosto brilhando - Depois de falar com o povo e o povo ver que seu rosto resplandecia, Moisés colocava o véu até entrar na presença de Deus e de novo sair com o rosto brilhando).



Paulo está apontando para um erro, para uma dissimulação, uma atitude de fingimento e talvez uma desesperada disposição de esconder suas fraquezas e limitações.
Uma preocupação excessiva com sua imagem,
uma busca incessante por aceitação, um medo de ser rejeitado.
Líderes tendem a não querer mostrar fraqueza, mesmo se nem for fraqueza de fato, se só puder ser interpretada como tal já é o bastante!
Para muitos líderes, depois de terem brilhado diante do povo, a grande dificuldade é de serem vistos sem glória e sem unção. Se prendem a experiências do passado e não deixam “O NOVO DE DEUS” chegar.

Moisés provavelmente tinha uma expectativa em seu coração de ser aceito e um desejo demasiado por aprovação e reconhecimento humano. Isso pode levar qualquer líder ou  cristão a ruína. Vejamos:

Atos 7:22-27
Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras. "Ao completar quarenta anos, Moisés decidiu visitar seus irmãos israelitas.
Ao ver um deles sendo maltratado por um egípcio, saiu em defesa do oprimido e o vingou, matando o egípcio.
Ele pensava que seus irmãos compreenderiam que Deus o estava usando para salvá-los, mas eles não o compreenderam. No dia seguinte, Moisés dirigiu-se a dois israelitas que estavam brigando, e tentou reconciliá-los, dizendo: ‘Homens, vocês são irmãos; por que ferem um ao outro? "Mas o homem que maltratava o outro empurrou Moisés e disse: ‘Quem o nomeou líder e juiz sobre nós?

Moisés tinha uma expectativa em seu coração e pensava que seus irmãos compreenderiam que Deus o estava usando para salvá-los. Ele também temia ser rejeitado pelo povo!
Quando Deus aparece no deserto e fala com ele através de uma sarça que ardia e não se consumia, Moisés apresenta cinco desculpas das quais quatro eram acerca de si mesmo:

1- "Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?" 
2- E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’? " Êxodo 4:1
3- "Ó Senhor! Não consigo falar bem! " Êxodo 4:10
4- "Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa". Êxodo 4:13

Deixa eu te dizer uma coisa, querido!

Não se preocupe com reconhecimento, aprovação ou aceitação humana. Nunca coloque um véu em seu rosto para que os outros pensem que ele ainda brilha. Não viva de aparências, não queria passar uma imagem que não condiz com a realidade. Mostre suas fraquezas e suas limitações e viva DE CARA LIMPA!
A nossa sociedade está cansada de super-heróis. Somos de carne e osso e até mesmo Moisés, o maior líder que já existiu, foi cheio de imperfeições!

A glória só vem quando o véu é removido!

A transformação só acontece quando nosso rosto está desvendado e s
e não “tirarmos a máscara”, o poder transformador não se manifestará em nossas vidas.

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”
(2 Coríntios 3.18)


Não viva uma vida religiosa!

Além de perpetuar a mentira,  a pessoa que finge uma espiritualidade que não tem, estrá condenada a estagnação espiritual. Moisés sabia que para falar com Deus precisaria tirar o véu, caso contrário, a glória de Deus não viria novamente sobre a sua vida.
Não impeça que a Glória do Senhor venha novamente sobre você!

Tire o véu e viva de cara limpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário